Cadastro religioso

Livres dos Fardos Religiosos

 

Quando uma pessoa nasce, o seu nascimento é inscrito em um cartório. Quando morre, seu óbito também é registrado. Dessa forma, podemos dizer que há um livro da vida e um livro da morte.

 

A Bíblia fala que Deus tem um livro da vida, onde estão inscritos os nomes dos justos. (Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5; 13:8; 17:8; 20:12; 20:15; 21:27.) [1] É claro que se trata de uma figura de linguagem. Evidente que Deus não tem, literalmente falando, nenhum livro para fazer o registro dos nomes das pessoas. Ele não precisa disso. É apenas uma forma de dizer que as pessoas não estão esquecidas diante do Senhor do Universo.

 

 

clip_image002[6]

Desc.: Cadastro de membros. Data: Julho/2012. Autor: Maralvestos. Licença CC BY-SA.

Da mesma forma, muitas igrejas tinham um livro para cadastrar os seus membros, onde eram informados o nome, o endereço, o número de documento, sexo, data de nascimento e outros dados. Com o surgimento dos computadores e dos programas de bancos de dados, o cadastro de membros passou a ser feito em páginas virtuais. As igrejas institucionalizadas fazem isso para não esquecer quem são os seus adeptos.

 

Muitas denominações cristãs têm anunciado um evangelho, onde as pessoas precisam aceitar a Jesus e, em seguida, passar um monte de informações pessoais para serem anotadas em seus registros. Alguns tomam a decisão, se cadastram e levam o evangelho a sério. Outros decidem fazer o cadastro e acham que isso é suficiente para ganhar o reino de Deus. Por isso, levam a vida de qualquer maneira achando que fizeram o que era necessário: o cadastramento na instituição religiosa. Esses, independentes da vida que levam, muitas vezes são considerados cristãos só porque têm seus nomes cadastrados em alguma igreja. Por outro lado, há também aqueles que aceitam seguir os ensinos de Cristo, mas não querem fazer nenhum cadastro religioso. Por causa disso, mesmo sendo pessoas da melhor qualidade, preconceituosamente, são consideradas pessoas sem Deus.

 

Apesar de ser importante, e até necessário para qualquer sistema religioso bem organizado, o cadastro de membros não tem nenhuma serventia diante de Deus. Quando alguém registra o seu nome em alguma denominação religiosa, não significa que ele foi registrado no “livro de Deus” como uma pessoa pertencente ao seu reino. Não é pelo fato de não estar cadastrado numa instituição religiosa que uma pessoa está fora da lista divina. Deus não precisa de cadastros religiosos humanos. Não necessita do auxílio dos arquivos das religiões para saber quem é essa ou aquela pessoa. Ele é onisciente e sabe de tudo dentro desse Universo infinito. Ele sabe muito bem quem é cada indivíduo. Sabe quem está vivo, quem está morto; quem pratica o mal e quem pratica o bem e todas as outras coisas mais. De forma figurada, podemos dizer que ele tem um livro, onde todas as pessoas estão registradas. Desse livro, Ele “risca o nome” daqueles que não querem seguir o caminho do bem.

 

Muitas igrejas têm vários nomes sujos nos seus cadastros. Isso acontece porque muitos se comprometem em passar as suas informações pessoais para a igreja X ou Y, mas não assumem compromissos com os verdadeiros ensinos de Jesus.

 

Toda pessoa é livre para fornecer ou não os seus dados para qualquer sistema religioso. Todavia aquele que tem o seu nome registrado nalgum sistema religioso precisa entender que nenhum registro humano serve de passaporte para o reino de Deus. Observando os ensinos de Jesus, podemos entender que somente aqueles que deixam o caminho do mal e seguem o caminho do bem estão arrolados no “livro da vida” divino. Por isso não se iluda achando que está com Deus só porque tem o seu nome cadastrado no rol de membro de alguma religião organizada. E não pense que está perdido só porque não se cadastrou em algum lugar. Você pode se tornar membro do reino de Deus e para isso não precisa passar nenhuma informação para ninguém. Basta andar no caminho do bem. Por isso, não queremos nenhum dado pessoal seu.

 

CADASTRAR-SE COMO MEMBRO DE ALGUMA RELIGIÃO OU IGREJA.

VOCÊ PODE FAZER ISSO.

MAS VOCÊ NÃO PRECISA DISSO.

 

Se você gostou do nosso jeito de viver, junte-se a nós. Mas você vai se unir apenas em espírito, pois não somos uma organização, onde as pessoas são arroladas num cadastro de membros. Você pode continuar conhecendo as nossas mensagens, independente de qualquer cadastro religioso.

 

Autor: Maralvestos Tovesmar. Este texto (não o site inteiro) está disponível nos termos da licença CC BY-NC-ND. Pode ser copiado e distribuído, informando o autor e o link seguinte, mas não pode ser modificado e nem comercializado. Data: 2013. Veja outras mensagens em http://livresdosfardosreligiosos.blogspot.com.br